CONTINUAREI A PESAR O VOSSO COMPORTAMENTO PARA AVALIAR SE MERECEIS SER TRANSPORTADOS NA MINHA BARCA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

- O dia 11 de Novembro e as Forças Armadas"

O dia 11 de Novembro está ligado a dois acontecimentos da história de Portugal que não podem ser ignorados. As datas de 11 de Novembro de 1918 e de 11 de Novembro de 1975.
Apesar de as separem 57 anos, em ambas, as Forças Armadas tiveram um papel de relevo.

Em 11 de Novembro de 1918, foi assinado o armistício que pôs fim à I Guerra Mundial, na qual Portugal decidiu participar para garantir, em caso de vitória, que teria assento na futura conferência onde seriam discutidas as sanções de guerra que, inevitavelmente, iriam abranger as colónias alemãs e redesenhar o mapa colonial africano.
Foi uma decisão que demonstrou elevado discernimento político, ao prever que se os ingleses saíssem vitoriosos não deixariam de tentar deitar a mão às colónias portuguesas.
A posse das colónias ficou garantida e o Exército comportou-se de forma exemplar.

Em 11 de Novembro de 1975, aconteceu tudo exactamente ao contrário !
Angola deixou de ser território português e as Forças Armadas, depois de terem cumprido o seu dever de forma exemplar ao longo de 14 anos de guerra, tiveram um comportamento vergonhoso nos meses que antecederam a independência.

Embora estes acontecimentos estejam em extremos opostos na escala de valores há, porém, um acontecimento que os une.
Nos últimos anos, em todos os dias 11 de Novembro realizam-se cerimónias, ao longo de Portugal inteiro, em homenagem aos combatentes mortos na I Guerra Mundial, organizadas por militares e com larga participação das Forças Armadas.
Embora a intenção seja a melhor, estas cerimónias, se bem as analisarmos, constituem um acto de cinismo atroz.
Como é possível umas Forças Armadas que ainda têm nas suas fileiras, ou a elas ligados, responsáveis participantes na vergonhosa descolonização, terem o desplante de homenagear militares que morreram para defenderem o que os homenageantes anos mais tarde traíriam ?...
Dirão que “não é uma nuvem que faz a tempestade”, “que em todos os rebanhos há uma ovelha ranhosa”, “que é necessário separar o trigo do joio” ( ! ) …pois é !...
É exactamente isso que falta fazer !...
As Forças Armadas se querem recuperar o prestígio que sempre tiveram e que, sem dúvida, perderam em 1975, terão de se depurar a elas próprias.
Não é com uma campanha de marketing, como o general Loureiro dos Santos ainda há pouco afirmou num programa de televisão, que as Forças Armadas poderão recuperar o respeito da sociedade civil. É levando a julgamento todos os implicados e responsáveis pelos desvarios, pelos actos de covardia, pelas traições, pelo abandono dos seus compatriotas, que as Forças Armadas poderão recuperar o respeito dos portugueses.
Não é necessário fazer uma lista com os nomes daqueles que deveriam ser levados a tribunal, para serem ilibados ou condenados, porque são do domínio público. Desde dois presidentes da República, a dois alto-comissários, ao comandante do Coplad, ao comandante da Polícia Militar e a muitos outros que facilmente serão identificados, todos deverão ser chamados a prestar contas das suas actuações.
Mas há um nome que sobressai de entre todos os protagonistas desta tragédia, pela forma vergonhosa e descarada como permitiu que o MPLA dominasse as FA e imperasse em Luanda, dando cobertura a muitos dos crimes que aquele movimento cometeu : o então alto-comissário almirante Rosa Coutinho, apelidado de “almirante vermelho”.
Ao desembarque de milhares de militares cubanos, às prisões efectuadas pela Polícia Militar e pelos Fusileiros entregando os presos ao MPLA, pelas prisões feitas pelo MPLA com a conivência da Polícia Judiciária, pela subserviência ao MPLA a que obrigou muitos militares, e pela forma ignóbil como traiu a população branca, este militar deveria ser o primeiro a ser responsabilizado pelos vergonhosos acontecimentos de Angola.

6 comentários:

  1. Thіѕ design is wickeԁ! You obviously know how to keep a гeaԁer entеrtained.
    Вetween your wit and your videos, I ωas
    almost moved to staгt my own blog (well,
    almoѕt...HaHa!) Great ϳob. I really enjoуed what yоu had to sау, anԁ more than that, hoω
    you ρгesented it. Too cool!

    Also visit my web site - http://www.snapister.Com
    Also see my web page - qrchains.Com

    ResponderEliminar
  2. Great aгticle.

    Here is my web site: www.19ja.com

    ResponderEliminar
  3. Grеat aгtiсle.

    Feеl free to visit my weblog :: www.19ja.com
    My website - vpchatbook.Com

    ResponderEliminar
  4. The belt could be worn wherever so you can get a excellent perform out
    taking a cat nap or washing home.

    Also visit my homepage: http://kalyanamall.com/

    ResponderEliminar
  5. Anotheг greаt еntгу, nicе one e-сigаrеtte retаіlег

    Feel free to surf to my wеblog; green smoke coupon

    ResponderEliminar
  6. This software package system presents a two 7 days absolutely
    free demo prior to invest in. You can go to the AutoZone to have a examination or even do-it-your
    self.

    Here is my web site: obd code

    ResponderEliminar