CONTINUAREI A PESAR O VOSSO COMPORTAMENTO PARA AVALIAR SE MERECEIS SER TRANSPORTADOS NA MINHA BARCA

quinta-feira, 2 de abril de 2009

-"O pragmatismo de D.João II perante a contribuição para o povoamente dada pelo Abade de Trancoso"

Para quem não a conhece aqui fica a estória:

Até há pouco tempo, não havia qualquer indicação de um documento que atestasse a veracidade da agitada e profícua vida amorosa do Padre Francisco da Costa, prior da localidade de Trancoso.Sendo verdade ou não, atribuíam-lhe o feito, que hoje constaria do “Guiness”se existisse nessa altura, de ter feito sexo com 54 mulheres, tendo concebido 299 filhos.
Perante isso, e achando que a vida do abade era um atentado aos bons costumes, os bons vizinhos de Trancoso recorreram à Justiça e o profícuo abade foi levado a Tribunal.

Segundo consta, foi a seguinte a sentença proferida contra ele:
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com
-vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos;
-de cinco irmãs teve dezoito filhas;
-de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;
-de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;
-de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;
-de uma tia, chamada Ana da Cunha, teve três filhas,
-da própria mãe teve dois filhos
.

Totais: duzentos e noventa e nove filhos, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e quatro mulheres".

Tendo chegado o caso ao conhecimento do rei D.João II, este, pragmático e inteligente como era, comutou-lhe a pena ….“ e o mandou pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo” ... e mandou arquivar os autos.

Como se disse acima, até há pouco tempo não se tinha encontrado nada que confirmasse a estória. Agora, porém, chegou-me a notícia de que os autos se encontram arquivados na Torre do Tombo, Armário 5, Maço7. Infelizmente, encontro-me demasiado longe para poder fazer uma visita à Torre do Tombo, mas se houver alguém que sinta curiosidade pelo assunto seria muito interessante se o pudesse confirmar e me o comunicasse para o endereço
http://osirislux@gmail.com .

Sem comentários:

Enviar um comentário